Unicamp coloca conteúdo de suas aulas de graça na internet

A ideia, segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Marcelo Knobel, foi inspirado no projeto da Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Pioneira, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a primeira instituição pública de Ensino Superior do Brasil a disponibilizar o conteúdo de suas aulas gratuitamente na internet. São materiais de dez disciplinas de quatro áreas distintas dos cursos de graduação (Humanas, Ciências Exatas, Biológicas e profissões de Saúde e Tecnológicas e da Terra). A ideia, segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Marcelo Knobel, foi inspirado no projeto da Massachusetts Institute of Technology (MIT) que oferece esse serviço desde 2002.

O site www.ocw.unicamp.br foi lançado há uma semana com finalidade acadêmica em convênio com a rede Universia e diversas universidades Ibero-Americanas.

De acordo com José Armando Valente, coordenador do Grupo de Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp, o portal tem dois objetivos: democratizar o conhecimento e servir de vitrine para mostrar à comunidade o que é feito dentro da universidade. “É uma maneira de mostrar como trabalhamos e se está bom o que fazemos. A responsabilidade pelo material é do docente, que assina um termo para a publicação do material. Se há conteúdo de alunos, eles também precisam autorizar”, explicou Valente.

A grande quantidade de informações em inglês e espanhol e a ausência de informações em português foi outra motivação para a Unicamp participar do consórcio, segundo Knobel. “Os conteúdos disponíveis na internet em português são muito incipientes, principalmente no Ensino Superior. Com esse portal, queremos aumentar essa oferta. Com o nome da Unicamp, essa informação é de qualidade e é reconhecida”, disse o pró-reitor. O formato dos materiais oferecidos são variados e vão de textos até vídeos.

Nessa fase inicial, apenas materiais de graduação estão hospedados, mas a meta é passar a oferecer também os de pós-graduação. “A intenção é ter de tudo um pouco. O portal ainda está sendo aprimorado, mas aos poucos esperamos ampliá-lo e melhorá-lo naturalmente. Por seu conteúdo, acreditamos que ele se autodivulga e não é preciso promoção para isso”, afirmou Knobel.

Fonte: http://www.rac.com.br/noticias/educacao/82597/2011/05/03/unicamp-coloca-conteudo-de-suas-aulas-de-graca-na-internet.html 

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário